sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Biografia - Nelson Mandela

  Dia Internacional de Nelson Mandela é comemorado nesta quinta-feira - BAHIA  NO AR   

 Infância e juventude

Nelson Mandela (1918-2013) _________________em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918. Filho em uma família de nobreza tribal, da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela. Em 1925 ingressou na __________, onde recebeu da professora o nome de Nelson, em homenagem ao Almirante Horatio Nelson, seguindo um costume de dar nomes ingleses a todas as ______________ que frequentavam a escola.

Em 1939, Mandela ingressou no curso de ___________, na Universidade de Fort Hare, a primeira Universidade da África do Sul a ministrar cursos para ______________. Por se envolver em protestos, junto com o movimento estudantil, contra a falta de _____________ racial na instituição,        foi obrigado a abandonar o curso.

A luta de Mandela contra as leis de Apartheid

Entre as heranças deixadas pelos colonizadores europeus na África, o mais brutal foi o racismo da África do Sul. Apoiados nas ideias de _____________ racial do branco, o homem europeu instituiu leis que sustentaram o regime de “apartheid” (separação) durante longos anos. 

Muitos homens e mulheres da comunidade negra sul-africana ____________________ suas vidas a essa grande causa: o fim do apartheid. Um dos mais notáveis líderes do movimento negro da África do Sul foi Nelson Mandela.

Prisão de Mandela

Em 1960, diversos líderes negros foram perseguidos, presos, torturados, assassinados ou condenados. Entre eles estava Mandela, que em 1964 foi condenado à prisão ____________. Ao sair da prisão, em 1990, Mandela faz um discurso chamando o país para a reconciliação.

Em 1993, Nelson Mandela e o presidente assinam uma ____________ Constituição sul-africana, pondo fim a mais de 300 anos de dominação política da _________________ branca, preparando a África do Sul para um regime de democracia multirracial.

       Nesse mesmo ano, recebem o Prêmio Nobel da Paz, pela luta em busca dos direitos civis e humanos no país.

Presidente da África do Sul

    Após longas negociações, Mandela conseguiu a realização das eleições multirraciais em abril de 1994. Seu partido saiu vitorioso, e Mandela foi eleito __________________ da África do Sul. Seu governo, com ____________ no parlamento, acabou com o ___________ período de opressão aprovando importantes leis em favor dos negros. Mandela governou até 1999, quando conseguiu eleger seu sucessor.

Nelson Mandela faleceu em Joanesburgo, África do Sul, no dia 5 de dezembro de 2013.

(https://www.ebiografia.com/nelson_mandela/ texto adaptado)


Sugestão de atividades 

1.   Questão 1 - Copie a biografia de Mandela em seu caderno de português e complete com as palavras que estão faltando. (Siga as dicas abaixo ou pesquise onde preferir)

DICAS:

1ª lacuna: passado do verbo nascer

2ª lacuna: lugar onde as crianças estudam

3ªlacuna: palavra usada para se referir a meninos e meninas quando ainda são pequeno

4ª lacuna: Curso superior para formar advogados.

5ª lacuna: plural de negro.

6ª lacuna: sistema em que o cidadão participa do governo

7ª lacuna: o contrário de inferioridade

8ª lacuna: plural de dedicar

9ª lacuna: aquilo que dura para sempre, eterna

10ª lacuna: o contrário de velha

11ª lacuna: o contrário de maioria

12ª lacuna: aquele que governa um país

13ª lacuna: o contrário de minoria

14ª lacuna : o contrário de curto  com 5 letras


1.  Questão 2 - Mandela era formado em Direito e estudou muito no tempo em que ficou aprisionado, para que pudesse ter condições de lutar pelo que acreditava. A prisão não pôde conter seus ideais! Sua maior especialidade foi demonstrar que a liberdade tem muitas formas de expressão e ela é necessária ao ser humano. No caderno CRIE UMA FRASE COM NO MÍNIMO 3 LINHAS, RESPONDENDO A SEGUINTE PERGUNTA: O que é a liberdade para você?  (Se quiser pode fazer um desenho para representar sua frase)


Nenhum comentário:

Postar um comentário